Assim como qualquer outra peça de comunicação, o layout para páginas também se baseia em tendências de mercado. Pois são essas tendências que determinam cores, tipografias, fotografias e diagramação utilizadas no momentos para atrair consumidores de informação, mas, além disso existem mais alguns outros fatores principais para o desenvolvimento:

Personalidade da Página
É possível transmitir a personalidade da empresa através do layout. O segmento de cores, imagens, diagramação e representações porem construir a ideia da sua empresa para o cliente, assim visando ser de suave a sério, despojado ou moderno. Mostrando exatamente o que o cliente terá em contato com aquela pagina.

Hierarquia e organização
Hoje em dia o modo mais agradável de site é 'clean' ou seja, limpo. Um site limpo com design simples porem muito bem organizado e hierarquizado, tendem a prender o cliente na leitura de seu conteúdo até encaminhá-lo para a consumação do produto.

Porém não confunda 'clean' com pouca informação. Muitas páginas podem ser consideras 'clean' mas mesmo a sua boa arquitetura pode salva-lo se não tiver um bom conteúdo em seu fundamento.

Imagens
A qualidade das fotos e imagens apresentadas em seu site pode mostrar muito sobre a empresa. As vezes sites incrivelmente 'clean's' focados em um layout bem claros, podem ser destruídos com imagens escuras. Isso deve ser sempre levado em consideração ao realizar uma publicação, nunca fugindo do sentimento da página. 

Originalidade
A criação de conteúdo único é um dos fatores mais importantes para a relatividade das páginas para atração de clientes e boa indexação em motores de busca (SEO). Atualmente muitas matérias publicadas em site e até mesmo explicativos de empresas são meramente cópias reescritas de outros sites, isso além de poder afastar seu consumidor por conteúdo repetitivo, os buscadores tendem a ignora-lo em sua indexação, assim fazendo seu site cair no rank.

Navegabilidade
Provavelmente esse é o termo mais importante hoje em dia, demasiados site não pensam na navegação como consumidor, ou seja, sem nunca ter entrado no site antes. Muitas páginas pouca indicação e links sem nexo, podem levar facilmente um cliente desistir de sua página. Outro fator importante é a adaptação ao mobile, atualmente o número de pessoas que acessam site através do mobile é incrivelmente grande e esse número só tende a crescer. Assim não realizando um bom planejamento de layout para o mobile pode ter certeza de perca para uma boa parte dessa fatia de clientes online.

Foto por: Pixabay