O que é o Bitcoin?

Por mais velha que essa tecnologia possa ser, ainda existem muitas pessoas que não sabem o que é.

O Bitcoin é uma moeda de transações tecnológica, ou seja Dinheiro Digital, através do conceito de 'cripto-moeda' surgiu essa nova ideia de um dinheiro digital totalmente encriptado para realizar a sua criação e suas transações. É a primeira moeda descentralizada do mundo ou seja não é medida por uma instituição bancaria central. Com o Bitcoin é possível realizar rápidas transações pela internet assim como realizamos com cédulas dia a dia, pois, mesmo existindo formas de pagamentos como: boleto bancário, deposito bancário, pagamento com cartão, etc... ainda é requirido um meio de realizar e também tempo corrido para serem realizados, com o Bitcoin esse tempo é reduzido para imediato e não precisamos de nenhum mediador para ser efetuado.

O Conceito surgiu em 1998 por Wei Dai em uma lista de discussão 'cypherpunks' onde foi apresentado e então argumentado pelos desenvolvedores. É um sistema de transações online chamado de pagamento peer-to-peer (pessoa-a-pessoa) utilizando se de criptografia para assegurar sua veracidade e confiabilidade nas transações. A tecnologia utiliza de bancos de dados distribuídos (P2P) para registrar suas transações e também garantir a segurança do sistema.

O Bitcoin é salvo em 'arquivos de carteira' ou também em 'serviços online de carteira' que são promovidos por terceiros. Qualquer pessoa que tenha seu endereço Bitcoin pode começar de imediato a transicionar pela internet.

No momento da postagem dessa matéria 1 Bitcoin esta valendo R$ 2922,01, acho podemos entender o real valor dessa tecnologia.

Bônus: Se você pensa hoje em dia em minerar Bitcoins, recomendamos que nem inicie, já se passaram muitos anos desde o inicio dessa tecnologia e encontrar uma fração de Bitcoin ficou muito difícil, imagine um inteiro... você provavelmente vai gastar mais em contas de luz do que lucrando com a moeda.

Foto por: Pixabay