Você sabe o que é o podcast?

"Podcasts são programas de áudio ou vídeo, cuja principal característica é um formato de distribuição chamado podcasting. Podcasting é um meio de publicação de arquivos de mídia digital através de feed RSS, o que permite aos seus assinantes o acompanhamento ou download automático do conteúdo à medida que é atualizado." - Copiado do livro "Podcast - Guia Básico" escrito por Leo Lopes.

Mas muito além dessa descrição técnica, eu gostaria de dizer que o podcast é uma cultura, um método para adquirir conhecimento e entretenimento.

Vou citar o exemplo de como entrei nessa cultura:

Eu trabalho muito tempo em frente ao computador e sentia a necessidade de sempre estar escutando uma música ou algum som ambiente para me manter centrado a frente da mesa, pois depois de muito tempo de silencio qualquer mínimo barulho acaba distraindo.
Meu colega de trabalho me indicou um podcast para ouvir e acabei não dando muita atenção, pois não era um assunto que eu gostava 'ao menos naquela época' e fui procurar um que talvez me agradasse.
Encontrei o primeiro podcast que ouvi, Hack 'n' Cast. Esse é um podcast de cultura hacker. Logo entrei em um programa que eu queria ouvir um pouco mais sobre o assinto e era sobre sistemas embarcados, algo que também trabalho.
Depois de mais ou menos 1h eu havia adquirido mais informação do que tudo que havia lido na internet sobre sistemas embarcados. Isso tudo em frente ao meu computador trabalhando normalmente.
Logo após esse eu acabei gostando e fui atrás de vários outros, assim como outros assuntos e outros modos de experiências auditivas... Sim, hoje em dia sou um adicto a podcast!

Existem podcasts para todos os gostos e tipos, coisas que nunca esperei escutar sobre e um dia acabei sabendo e entendendo melhor.
No portal Jovem Nerd existe o NerdCast, o maior e mais escutado podcast do Brasil, na programação acaba abrangido diversos temas, assim como cotidiano à astronomia avançada e sempre muito bem levado pelos apresentadores e esplendidamente bem argumentado pelos convidados, te levam a chorar de dar risada ou compreender perfeitamente um motivo sério.

Podcast pode ser utilizado até para conseguir empregos, sim, isso mesmo. Durante o encontro de Podcast na Comic Con EXP 2016, o apresentador contou a história de um ouvinte que conseguiu emprego justamente por ter incluído isso em seu currículo  e o entrevistador se impressionou e gostou do que ele sabia sobre.

Acho que o melhor modo de saber se vai gostar é experimentar, segue a pequena lista dos que escuto semanalmente e uma breve descrição:

Nerdcast - https://jovemnerd.com.br/nerdcast/ - O Nerdcast abrange de tudo como falei previamente, mais o que mais me pegou foi o episódio de número 342 - é um áudio drama sobre a invasão zumbi, sinceramente, é incrível.

Hipsters.tech - http://hipsters.tech/ - O Hipsters surgiu de uma parceria com o NerdCast (que continua acontecendo), abrange tecnologia em geral, é muito centrado no assunto você pode conseguir muito conhecimento em poucos minutos, recomendo o episódio 3 - Progressive Web Apps.

Hack 'n' Cast - https://hackncast.org/ - O Hack 'n' Cast é totalmente direcionado a cultura Hacker e logo de cara eu indico o primeiro episódio que explica exatamente o que é ser um hacker e que possivelmente você também é.

Não Ouvo - http://www.naosalvo.com.br/category/nao-ouvo/ - O Não Ouvo é totalmente voltado para a Zoeira, desculpe o termo, mas, não é possível explicar de outra forma, tudo é tratado com um grande humor e sem duvidas é apenas para você se divertir, recomendo o episódio 64 - Você só tem uma chance.

MRG - https://jovemnerd.com.br/mrg/ - O MRG (Matando Robôs Gigantes) é focado na cultura nerd pop, ou seja: quadrinhos, livros, filmes, duelos, mangas... tudo que envolve essa cultura, muito bem sacado no tom de humor certo para não perder a linha do assunto. Nesse podcast eu recomendo que entrem e procurem por algo que gostem nessa cultura, pois, devido o assunto dos programas geralmente serem focados em um determinado título, indicar um episódio especifico é bem complicado.

Bom, eu indico esses quatro, mas, se souberem de mais e querem indicar a outras pessoas escutarem, deixem nos comentários!

Foto por: Pixabay