Atualmente no mercado as linguagens web mais utilizadas são: PHP, .NET , Java e na parte de scripting JavaScript. Essas linguagens são as que compõem todo o nosso trafico de internet no dia-a-dia.

PHP
O PHP hoje em dia é a linguagem mais utilizada no mundo para backend de sites, seu baixo custo, facilidade na implementação para qualquer servidor, fácil desenvolvimento,  estabilidade e preparado para um sistema escalar, garantem sua ampla comunidade e utilização no mercado.

.NET
O .NET que também é muito utilizado no mercado mundial, traz outras questões alem do desenvolvimento backend de sites. O .NET traz consigo o desenvolvimento para softwares e suas divisões entre cliente e servidor muito bem definidas. Porem devido a seu alto custo por conta das licenças, adaptação de servidores e não ser voltada para o Open Source. Acaba perdendo um pouco de força na WEB, mas, a segunda mais utilizada para programação de software. Alem disso, o .NET é dividido em duas linguagens, o C# .NET e o VB .NET.

JAVA
O JAVA é mais focado para a comunicação entre periféricos, paginas feitas em .jsp são muito raras de serem encontradas online, mesmo assim são bastante utilizados quando os recursos necessários são avançados, como por exemplo são muito utilizados em internet banking por conta de sua alta segurança. O ponto negativo vem da sua complexidade, é exigido um programador extremamente experiente até mesmo para projetos básicos devido a sua sintaxe complicada.

JAVASCRIPT
O JavaScript é uma linguagem de desenvolvimento de scripts e não é só voltado para web, mas, muito popular no meio. Sua facilidade de interação com os Objetos (DOM), fácil desenvolvimento e ampla comunidade, garantem um incrível uso por todos os tipos de pagina. O JS hoje em dia também é utilizado em NODE, onde garante um amplo funcionamento também como backend.

Foto por: Pixabay