Um sistema embarcado esta presente em todos os momentos da nossa vida hoje em dia... seu próprio roteador de casa, os sistemas internos do seu carro, até mesmo seu querido MP3 ou o semáforo lá fora.

O que é um sistema embarcado?

Sistema embarcado é um sistema microprocessado onde o hardware fica encapsulado ou dedicado ao sistema que ele controla. Por exemplo, dentro do seu Roteador possui diversos componentes muitos similares ao seu computador, mas, totalmente dedicado a fazer o que foi especificado, rotear a rede. 

Um ponto importante do sistema embarcado é que ele tem seu hardware fechado, ou seja, não se pode adicionar mais componentes ou remover o que compõem o sistema, mas, alguns são bem flexíveis quanto ao software, podendo escolher bem o que vai acontecer com o sistema.

Um bom exemplo disso é o Raspberry PI, um computador do tamanho de um cartão de crédito que foi totalmente pensado em ser extremamente barato e de fácil utilização para estudantes. No PI podemos encontrar Processador, GPU, Memoria RAM, Controlador de USB entre outros componentes que também tem em seu computador.
Sua fácil configuração e ampla comunidade garantem que você sempre tenha um bom suporte e sempre novas ideias de como utiliza-lo.
Segue um link dos melhores 50 projetos de 2016 para o Raspberry PI em sua revista oficial, 'MagPI' (Aqui)

Apenas um breve resumo do que é um Sistema Embarcado, esta mais presente do que você imagina, ou talvez, nem imaginasse o que fosse.

Extra: Celulares não são sistemas embarcados.

Foto por: Pixabay